Siga por e-mail

Seguidores

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Animal de Poder, Totem, Aliados.....

Totem

O termo Totem não se refere particularmente a um Espírito Animal, mas antes a um Espírito Ancestral associado a uma linhagem familiar, tribo, grupo, empresa, etc. Eles não estão presos a formas e podem aparecer como uma pedra ou uma planta, ou como uma força, como vento ou trovão, mas são as formas animais as mais comuns. Essa forma de manisfestação é tão antiga que podemos observar até hoje o quão forte é essa influência. Apesar de não ter o mesmo significado ou intento, indústrias, times de futebol, equipes, festas, carros, empresas, continuam a usar Totens como símbolos, como escudos, assim como os povos antigos, pintando em suas roupas, recriando suas imagens, usando suas peles ou mimetizando seus passos em danças e uma série de outras formas.

Animal de Poder

De acordo com varias tradições xamânicas, cada pessoa tem pelo menos um Animal de Poder. Esse espírito é individual, de cada um, e está ligado ao íntimo de seu próprio espírito. São chamados de animais de poder porque o poder ou força de vida primal chegam a nós através deles.

Em algumas tradições são chamados de "Alma Animal" porque seria uma das almas necessárias pra se formar um indivíduo.

Esses espíritos tedem a tomar forma ou moldar sua força de vida de acordo com sua natureza. É comum assumirmos certas posturas, ou mesmos que nossos traços fisicos passem a se mostrar cada vez mais próximos aos do animal que tomamos contato. Por conta disso, existe a tentação de tentarmos escolher um determinado animal de poder, por ele ter características que gostaríamos que os outros vissem em nós. Mas isso é uma tentativa totalmente sem fundamento, pois nós não escolhemos um Animal de Poder, eles que se apresentam a nós por vontade própria.

Como espiritos, eles escolhem nossa companhia por encontrarem alguma coisa em nosso íntimo que reflete sua natureza. Eles nos trazem a percepção de nossos dons que talvez por medo ou negligência, não damos atenção ou utilizamos de forma errada.

Eles ficam conosco por toda a vida, outros espíritos podem vir e ir, porém nosso Animal de Poder não nos deixa, a não ser em casos extremos, como traumas ou profundas mudanças na vida. Nesses casos, o espírito deve ser recuperado ou um novo espírito pode ser invocado.

Segundo a tradição, nosso Animal de Poder pode se mostrar em sonho, visões, meditações, ou por meio de um xamâ experiente.

Aliados

Espíritos Aliados aparecem em momentos de nossas vidas, ou porque chamamos por ajuda, em reposta a nossas preces, ou simplesmente por estarem curiosos com o que temos feito. Eles podem ser chamados pra resolver alguma questão ou para invocarmos sua medicina. É esse tipo de Espírito Animal que se mostra através de oráculos, como esses decks de cartas de animais, ou aparecendo em meditação com alguma mensagem, ou se mostrando em nossa vida cotidiana. Agem como guias e professores, podem nos levar a jornadas por outros mundos, ajudam a curar, alguns criam um laço de amizade longo e duradouro, outros usam uma forma de troca ou barganha, nesse caso é bom ter cautela, não é uma regra, mas répteis, insetos, animais mitológicos, animais feridos ou que mostrem seus dentes ou garras nem sempre são amistosos, confie em seus intintos, e não tema virar as costas e ir embora. Se o espírito realmente é um enviado do Grande Espírito, ele entenderá sua atitude e aguardará seu retorno, porventura se mostrando de uma outra forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.