Siga por e-mail

Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Arquitetura Gótica


Arquitetura Gótica


Durante a Era Feudal ou Idade Média a arquitetura gótica foi muito popular.
Vale lembrar que a origem da arquitetura gótica é uma espécie de varição do estilo romanico.
Elementos aruitetônicos.

Planta: o formato é semelhante a de uma cruz latina, onde se encontra a nave, os tranceptos, o coro, também há torres.
Arcos em forma de ogiva: ou arcos cruzados. Ao invés de depositar todo peso da construção nas paredes como era no estilo românico que impossibilitava a iluminação no interior das construções devido a expessura das paredes, o gótico "possuia paredes mais leves", as ogivas que tinham a função de suportar o peso das abóbodas, que eram maiores. O arco ogival é pontiagudo.
Abóbodas em cruzaria: as abóbodas eram cada vez mais altas, o interior devia ser mais iluminado e a continuidade entre o ínicio de seus pilares e o cume das abóbodas, o fomato era geralmente pontiagudo, ogival.
Iluminação: as paredes "eram transparestes" e coloridas, o vitral é um elemento fundamental do gótico, como os pilares suportavam o peso da construções era possivel usar materiais mais leves como o vidro. Os vitrias e rosaceas transpassavam os raios solares iluminando o interior das construções, como o padrão da idade média era religioso os vitrias passavam uma ideia de paraiso.
Suportes externos: os acobantes e contrafortes, as paredes do estilo gótigo geralmente são mais finas e leves, os contrafontes fica posionado em um ângulo reto em relação à estrutura gótica contra a parede lateral e elea-se a uma altitude considerada alta, o peso do contrafonte neutraliza a pressão causada pela abóbodas. Já o arcobotantepossui uma caixilha diagonal de pedra, escorada ao lado pelo contrafonte posicionado próximo à parede e por outro lado pela clarabóia da nave, dessa maneira o arcobotante das abóbadas juntamente com os contrafortes possui uma enorme força.
Gárgulas e Esculturas Santas: as gárgulas tem a função de escoar as águas pluvias da coberturae telhado dos edificios góticos, para que não escorram pelas paredes extriores. Ou, também decorar o ambiente, existe uma lenda que durante a noit elas criam vida e protegem o local. E também há outro rumor de que as gárgulas afastavam os maus espiritos, elas representam seres conhecidos como quimeras. As esculturas religiosas presente na arquitetura gótica expressam fé e religiosidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.