Siga por e-mail

Seguidores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cornucópia


Texto: Rafael Lima

A cornucópia, ou chifre tradicional da abundância, é um símbolo da generosidade, boa colheita e tem implicações mágicas bem-definidas. O próprio chifre é um símbolo fálico, representante do sagrado masculino. O interior do chifre simboliza o útero, especialmente quando está cheio de generosidade da terra fértil, representando o sagrado feminino. A cornucópia é também chamada de corno da fartura, usada originalmente pelos gregos como decoração.
O equinócio de outono acabou se tornando o “Dia de Ação de Graças”, com basicamente as mesmas funções. Assim, é muito apropriado usarmos a cornucópia como símbolo em nossos altares e lares.
Como fazer uma cornucópia?
Você pode fazer ou comprar uma cornucópia. Encha o chifre com frutas, grãos e moedas, de forma que eles sejam derramados sobre o altar. Some outros artigos mágicos, como folhas de carvalho ou bolotas, avelãs ou cartas de tarô, todos relacionados ao período deste equinócio.
Ou você pode fazer uma cornucópia de papel, que é mais fácil. Enrole um papel razoavelmente rígido na forma de um cone, fixando as extremidades com fita adesiva. Apoie-a de lado e enche-a com frutas, doces e pequenos adereços. Decore-a com fitas, rendas, papel metálico e coloque-a como centro de mesa.
Pequenas cornetas ou cones podem ser feitos do mesmo modo e usados como lembranças do sabá ou decoração de árvores.

2 comentários:

  1. Vc sabe onde posso encontrar cornucópias pra comprar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Eu encontrei a minha em uma casa de umbanda. Porém na net tem para compras on line. bj

    http://lista.mercadolivre.com.br/par-de-chifres-de-boi
    http://lista.mercadolivre.com.br/chifre-para-artesanato

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.