Siga por e-mail

Seguidores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A Magia do Tambor


Tambor 1 pele

"A MAGIA DO TAMBOR"

Que Magia é esta?
Que som é este?
O que nos faz vibrar quando escutamos o som de um tambor?
Proponho mergulhar um pouco nesta história e nesta conexão buscar algumas respostas para estas questões.
No início o primeiro som que escutamos foi o bater do coração de nossa mãe que ecoava dentro da barriga e nos fazia vibrar sentindo a segurança de um lugar protegido.
Durante nove meses nos desenvolvemos tendo este som como referencia de um lugar gostoso e seguro.
Ao nascer e com o passar do tempo fomos desligando-nos deste contato e perdendo a ligação desta vibração e da segurança que ela nos transmitia.
Mas o som ficou gravado em nossas células e desperta cada vez que escutamos um tambor tocando.
Não importa se o som deste tambor vem de uma parada militar de uma escola de samba de um ritual tribal ou de uma música qualquer. O que importa é a ligação que ele nos trás e tudo o que ele nos re-liga.
Nos mais primitivos tempos o homem já buscava nestes sons uma forma de ter segurança, juntar forças e festejar. Nestes momentos tocava o tambor se reunia com seus pares para trocar suas sabedorias, danças ou se aprontar para as batalhas.
Temos ainda os Xamas, Magos, Druidas entre outros que também se utilizavam destes sons "mágicos" para fazer suas curas, buscar a sabedoria no mundo espiritual, contatar com a mãe Terra ou viajar nos três mundos (inferior, mediano e superior ).
Muitas são as histórias que nos chegam onde de alguma forma o uso do tambor esta associado direta ou indiretamente a cura e a busca de um estado alterado de consciência, estado este que pode nos levar para momentos de profunda conexão com nosso inconsciente ou até mesmo histórias de nossas vidas mais remotas.
Uma pergunta que sempre é feita......
O que temos hoje de concreto neste sentido e neste uso tão mágico ?
Nosso cérebro funciona por ciclos ou frequências e hoje existem pesquisas realizadas utilizando sensores, que acompanham a frequência cerebral e que identificam a alteração desta frequência quando da utilização do tambor.
No dia a dia e no estado de desperto estamos em um ciclo mais elevado e o toque do tambor nos possibilita baixar estes ciclos até chegarmos próximos ao estado de sonho, porem conscientes, neste momento é que nos conectamos com nosso inconsciente ou com nossas vidas anteriores. Por isso que a utilização do tambor é excelente para meditação, relaxamento e jornadas xamânicas.
Nos anos que venho trabalhando com este instrumento e das dezenas de pessoas que tenho acompanhado e de alguma maneira vejo-as fazendo a sua conexão com o tambor, posso dizer que esta magia possui uma força imensa e transformadora.
Sendo nos momentos de um ritual ou sendo no inicio de um despertar para uma nova vida. Ainda não conheço nada tão mágico como sentar ao redor de uma fogueira e tocar um belo tambor, entrar na energia sonora que ele nos leva e buscar as portas que ele nos permite abrir.
Deixar aquele ser primordial que um dia nós fomos, vir a tona emergindo de um longo sono. Vamos nos permitir dançar ao ritmo do coração tambor que nos conecta com o nosso coração e ao coração da mãe terra.
Penso que se as grandes nações sentassem ao redor da fogueira e tocassem um tambor, muitas coisas seriam resolvidas, pois não há como o caminho do coração desperto pelo tambor para que tudo se torne mais justo, perfeito e claro.
O Tambor ajuda a despertar a nossa parte mais pura e verdadeira de uma forma muito mágica e rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.