Siga por e-mail

Seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Nudez Ritual



 “E em sinal de que são verdadeiramente livres, apresentar-se-ão nus em seus ritos”
 Esta é uma pequena parte da Carga da Deusa, um dos textos sagrados e tradicionais da Arte utilizado por muitos Wiccanianos que expressa a nudez como uma parte importante dos rituais.
Um ponto muito controvertido entre a comunidade Pagã é se deve-se trabalhar magicamente vestido de céu, com as vestes da Lua como também é chamada a nudez ritual, ou se devemos trabalhar vestidos com robes, mantos ou túnicas.
Existem muitas Tradições que trabalham vestidas de céu, enquanto outras preferem as vestes cerimoniais para realizar seus ritos.
Na realidade é muito improvável que a nudez ritual tenha sido uma regra entre as Bruxas da Antiga Europa, visto que o clima daquele continente é frio, principalmente nos períodos de inverno. Muitos historiadores e estudiosos afirmam que a crença de que as praticantes da Antiga Religião faziam seus rituais nuas é mais uma das inúmeras deturpações propagadas pela Inquisição.
Outros afirmam que a nudez ritual foi incorporada à Antiga Religião por Gardner, numa tentativa de trazer para a Religião Wiccaniana princípios do naturismo, do qual ele particularmente era simpatizante e praticante. Em meados dos anos 50 e 60, muitas Bruxas trabalhavam vestidas de céu. Com o surgimento de outras Tradições, o uso de vestes cerimoniais se tornou comum na prática Wiccaniana e o retorno à nudez ritual se deu por volta dos anos 70 e 80 através das Bruxas ligadas ao movimento feminista.
Muitos Bruxos alegam razões mágicas para a nudez ritual, afirmando que qualquer coisa que for usada sobre o corpo irá interferir na energia criada e projetada a partir dele. Como na Wicca o corpo humano é considerado um dos principais geradores de energia, esta explicação é bem razoável para o entendimento do ato de vestir-se de céu durante as práticas mágicas. Não só a roupa interfere nos ritos mas também jóias, perfumes e qualquer ornamento artificial usado sobre o corpo.
Outros Bruxos no entanto alegam que uma simples roupa ou outros artefatos não são capaz de impedir a criação e veiculação da energia criada pelos nossos próprios corpos e aquelas trazidas para dentro do nosso Círculo através da invocação aos Deuses e Elementos, já que esta energia pode atravessar qualquer barreira humana e não humana.
A nudez ritual também exerce um fator psicológico, já que isto impõe a necessidade de nos aceitarmos como somos ou mudar a nossa condição se não estamos felizes com ela. Nus, estamos sem máscaras e para a magia o autoconhecimento e aceitação do que somos, sem ilusões, é essencial. Nossas roupas e estilo são um reflexo do que os outros querem que sejamos. A nudez nos traz a liberdade do pensamento convencional e mundano trazidos pelo uso de nossas roupas, que expressa exatamente o que os outros esperam de nós. A nudez ritual assegura que os ricos não possuirão roupas caras, nem jóias, para demonstrarem sua classe social dentro de um Círculo.
Se por um lado a nudez ritual pode contribuir muito para que todos se apresentem da mesma forma aos Deuses, além de auxiliar no processo de desprogramação da vergonha e pecados que a criação através dos parâmetros de valores judaico-cristãos nos incutiu, também pode atrair para dentro de um Coven todo tipo de malucos, maníacos sexuais e tarados.
Mesmo com toda esta controvérsia a nudez ritual ainda é utilizada por muitos praticantes da Arte e considerada uma regra no caso de Tradições como a Gardneriana.
A maioria dos grupos, no entanto, usa robes, mantos e túnicas para realizar os seus rituais por diversas razões. O uso de vestes cerimoniais favorece o senso estético e confere uma beleza adicional para os ritos. Além disso, o ato de trocar a roupa do dia a dia por outras reservadas exclusivamente para os rituais também desperta o nosso subconsciente para o Divino. É como se fosse um recado enviado diretamente para o nosso Eu Mágico dizendo“agora é a hora da Magia”.
A maioria dos grupos opta pelo tradicional preto ou por uma outra cor qualquer que reflita a personalidade do Coven. Existem muitos grupos que preferem o verde em vez do preto, já que esta é uma cor não só relacionada à Terra e sagrada para todos os Deuses, mas também intimamente ligada aos Antigos Deuses Celtas. Muitos Covens utilizam túnicas azuis, já que em várias culturas matrifocais esta cor sempre foi sagrada para a Deusa. Outros, ainda, optam pelo vermelho ou branco, cores relacionadas respectivamente a face Mãe e Donzela da Deusa.
Muitos grupos utilizam as cores das vestes cerimoniais para refletir os diferentes níveis dos membros do Coven usando preto para a Sacerdotisa e Sacerdote, branco para os Iniciados e Dedicantes e as cores dos elementos verde, amarelo, vermelho e azul para os Senhores dos Quadrantes, por exemplo. Diferentes grupos podem utilizar diferentes cores para estas correlações com a finalidade de refletir a natureza daquele Coven. Mesmo que algumas formas sejam consideradas tradicionais, nada é estabelecido rigidamente e cada grupo pode alterar a seu próprio gosto tais correlações.
O uso de tecidos naturais, como algodão, para a confecção de vestes cerimoniais, é sempre observado. Os tecidos sintéticos podem interferir substancialmente nos rituais e podem pegar fogo por acidente facilmente quando expostos sobre a chama de uma vela ou caldeirão flamejante.
A nudez ritual ou o uso de vestes cerimoniais serve apenas para influenciar o subconsciente de forma que ele perceba a diferença entre o mundo mundano e o mágico.
Sendo assim, antes de decidir se praticará seus rituais vestido de céu ou usando robes, pense e repense, analisando os prós e contras desta escolha e tenha em mente que esta decisão é importante e diz respeito somente à você. Jamais seja influenciado por opiniões alheias ou pelo que é mais ou menos aceito dentro dos diferentes grupos.
Faça como sentir correto e como acha ser melhor

2 comentários:

  1. OLA, BOM DIA TENHO UMAS CURIOSIDADES SOBRE A IDEOLOGIA DA BRUXARIA SE HOUVER POSSIBILIDADE DE ME RESPONDER ALGUMAS CURIOSIDADES AGRADEÇO NOME FABIANO DOS SANTOS
    EMAIL FABIANONEGO48@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Pode encaminhar as suas dúvidas para alanaalencar2@hotmail.com.

    Espero que possa te ajudar. bjos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.