Siga por e-mail

Seguidores

quarta-feira, 7 de março de 2012

Diferença entre o Buril e o Pirógrafo

Buril
É um instrumento usado na execução de gravuras em metal ou madeira. O buril é um ferro de gravar usado por muitos Bruxos (e Magos Cerimoniais) para marcar ritualisticamente nomes sagrados, números,runas e vários símbolos mágicos em seus punhais, espadas, sinos de latão do altar ,  joalheria metálica e outras ferramentas da magia e do ritual.



Buril, diferentes buris para gravação e gravura
O buril é uma ferramenta utilizada por joalheiros, e serve para engastar, gravura, para levantar grãos no metal, decorar, gravar e fazer outro tipo de texturas no ouro, prata e até mesmo em cobre e latão. Existem diferentes tipos de buril, cada um com uma função específica. Quando são comprados, os buris não vem preparados, assim cada profissional terá de preparar cada buril cuidadosamente para que esteja pronto para trabalhar.
A seguir está um exemplo de uma pequena gravação feita com um buril, esta técnica de gravação com um buril numa primeira fase parece ser um pouco difícil, no entanto com a prática o manuseamento do buril torna-se mais fácil.
Buril, buris, gravação, gravura
Exemplo de trabalho feito com um buril

O buril na sua forma original

Buril, buris para gravaçãoQuando comprado o buril, vem apenas como uma simples lâmina com uma determinada secção de corte como veremos a seguir. Também o cabo é adquirido separadamente. Cada joalheiro compra os buris e cabos de acordo com a sua forma de trabalhar e tipo de trabalho, e personaliza assim cada buril de acordo com a sua vontade.
Depois de adquirido o buril (lamina) e cabo que se pretende, é necessário ainda enfiar o cabo e depois preparar a lâmina.

Buril preparado

Esmerilado na ponta e com cabo
Buril para gravação

Preparação do buril passo a passo

Buril, buris para gravação
Antes de começar a utilizar um buril é necessário prepará-lo adequadamente para que seja mais fácil a sua utilização.
Antes de mais é necessário a aplicação de um cabo, cada profissional tem as suas preferências do tipo de formato de cabo, em baixo apresentamos os diferentes formatos de cabo disponíveis nas lojas de materiais para joalharia.
Preparação do buril passo a passo
  1. Escolher o cabo e buril (lamina) que se quer e ajustar o cabo na lâmina. Para este procedimento, pode-se prender a lamina em um torno e com um martelo bater no cabo para ele se ajustar adequadamente à lâmina e ficar bem preso.
  2. na imagem 2 verificamos já o cabo ajustado
  3. Para que um buril se torne adequado ao trabalho para o qual está destinado, é necessário ser desbastado com uma pedra de esmeril ou outro abrasivo adequado para o aço. (pode ser utilizado o motor de suspensão ou dremel para fazer este procedimento).
  4. A inclinação da frente do buril deve ter 45º e pode ser ajustada com uma pedra de arkansas (uma especie de pedra de esmeril branca muito fina própria para o efeito)

Tipos de cabos para buril

Tipos de cabos de buril

Preparação do buril (lamina), esmerilar passo a passo

Pode-se esmerilar o buril com uma máquina própria, e também pode ser feito com discos de esmeril ou outro abrasivo adequado para o efeito aplicado num motor de suspensão ou num dremel. Com o disco, desgasta-se um pouco menos de metade da altura da lâmina, em mais ou menos 2/3 do comprimento (esbatendo no comprimento), como vemos nas imagens que se seguem:
Buril, buris
Existem diversos formatos de buril, cada um com uma funcionalidade específica, vemos a seguir alguns perfis de buril e efeitos de gravação. Na imagem que se segue estão os formatos de buril, meia cana, de fios, amendoado e em faca. existem muitos outros perfis de buril, como podemos ver também na imagem de perfis.
Buril, buris, gravação, gravuraBuril, buris para gravação
A – Buril Semi amendoado
B – Buril Meia cana
C – Buril
D – Buril em faca
E – Buril Quadrado
F – Buril Facetado
G – Buril Losangulo
H – Buril Losangulo
I – Buril Losangulo
J – Buril amendoado
Buril, buris para gravação




PIRÓGRAFO


Pirógrafo é um aparelho elétrico para gravação através do calor. Serve para fazer gravações em madeira, pano, couro, etc. Servem para gravar dizeres ou desenhos nos paramentos mágicos.Alguns deles têm regulagem para várias temperaturas diferentes a serem usadas de acordo com o material a ser gravado. Outros, mais simples, não permitem ajuste de temperatura. 



EQUIPAMENTO PROFISSIONAL DE ARTESANATO, PIROGRAFO, CORTA ISOPOR, FELTRO E FUXICO. Funciona em 110 ou 220 volts (através de chave manual); Trabalha com apenas 12 volts cc; Potência: ajustável de 0 a 300 watts;Corrente de corte de 15 ampéres; Proteção eletrônica contra sobreaquecimento, sobretensão, sobrecorrente e curto-circuito;Regulagem pwm para um corte muito mais preciso; Extremamente leve Controle linear transistorizado de temperatura de 0 à 150º CCooler interno para resfriamento do circuito; Totalmente à prova de choques elétricos para o usuário, (Devendo ter cuidado apenas com a temperatura do fio de corte); Chave seletora da função pirógrafo ou corte; Exclusivo sistema de encaixe da caneta no pirógrafo feito com um plug P10;Um led brancos de alto brilho 3mm na ponta da caneta do pirógrafo para auxiliar os trabalhos. 

Um comentário:

  1. Olá! Achei bem interessante os equipamentos, e em relação ao pirógrafo estou desenvolvendo o meu. Ainda está em fase de ajustes, mas é basicamente assim como o seu; Com termostato. Um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.