Siga por e-mail

Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2012

ORIGEM DA PALAVRA WICCA

   
 A palavra Wicca vem do inglês arcaico Wicce que significa girar, dobrar e moldar.Encontramos outras palavras na mesma raiz, sempre a ligando a algo mágico ousagrado. Alguns pesquisadores dizem que o termo Wicca se origina do indo-europeu"Weik", significando algo como magia. Outros afirmam que ela origina-se do anglo-saxão "Wic" significando sábio. Alguns estudiosos, porém, afirmam que esta palavra vem da raiz germânica wit que quer dizer “saber”. Deduzimos daí que a palavra WICCA significa “a sabedoria de girar, dobrar e moldar as forças da natureza ao nosso favor”, um dos objetivos da Bruxaria.O autor Jeffrey Burton Russell explica ampla e maravilhosamente bem a etimologia da palavra Wicca em seu indispensável livro "A História da Bruxaria":

Detalhe:  A maioria dos estudiosos, no entanto, afirma enfaticamente que a Bruxaria não sobreviveu aponto de se tornar hereditária e que muitos dos que afirmam pertencer a famílias de Bruxos estão na realidade mentindo. Assim sendo, fique atento quando alguém lhe disser que pertence a uma família de Bruxos, cuja origem remonta a época Inquisição. Não podemos afirmar que tais alegações sejam falsas, mas na maioria das vezes foram comprovadas como sendo puro engodo.



 "A origem recuada da palavra inglesa witch é a raiz indo-européia *weik, a qual se relaciona com religião e magia. Weik produziu quatro famílias de derivativos: 1.wih, que originou o inglês arcaico wigle, "feitiçaria", e wiglera, "feiticeiro"; e,através do francês arcaico e medieval, o inglês moderno guile. Também o inglêsarcaico wil, o inglês medieval e moderno wile. 2. O norueguês arcaico *wihl-,"astúcia". 3. *wik-, “santo”, "sagrado'', donde o alto-alemão antigo wihen e oalemão weihen, "consagrar", o alto-alemão medieval wich, "santo", e o latim victima, "sacrifício". 4. *wikk-, "magia, feitiçaria", donde o alemão medieval wikken,"predizer", e o inglês arcaico wicca, wicce, "bruxo"/"bruxa", e wiccian, "fazer bruxaria, sortilégio, feitiço". De wicca deriva o inglês medieval wltche e o moderno witch Diferente de *weik e suas derivações é weik, "dobrar", "submeter", donde o inglês arcaico wican, "dobrar", do qual deriva o inglês moderno weak, "fraco", "dócil", e witch-elm, olmo escocês, popularmente chamado "olmo-de-bruxa". Relacionados com wican estão o saxão antigo wikan, o alto-alemão clássico wichan e o norueguês arcaico vikja, significando todos dobrar ou desviar.” 
 Assim, a Wicca é chamada muitas vezes de a Arte dos Sábios ou a Arte demoldar. Ambos os significados podem se referir aos Wiccanianos que procuramatingir a sabedoria, se moldando em ressonância com os fluxos da natureza.

Fonte: Wicca para todos - Claudiney Prieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.