Siga por e-mail

Seguidores

sábado, 24 de março de 2012

UM MANIFESTO PAGÃO - Parte 2



Texto de Wren Walker, 14.11.97
(Tradução e distribuição autorizada, desde que mantido o nome do autor)

FASE DE INTERESSE:

O QUE FAZER
  1. Leia quantos livros sobre o assunto você puder - sobre história, mitos, poesia, psicologia e ciência assim como livros de magia ou Bruxaria.
  2. Monte sua própria biblioteca de pesquisa. Tome notas ou sublinhe passagens que interessam a você. Se você tem uma pergunta sobre o que está escrito, coloque uma interrogação próximo a esta passagem. Você deve gostar do que lê neste estágio - gostar do assunto realmente ajuda a reter aquilo que você leu melhor do que ficar brigando com livros empoeirados de alquimia (a não ser que você ame alquimia, é isso!).
  3. Comece um diário. Você pode até chamá-lo de "Livro das Sombras" se quiser (pode ser um fichário, permite que você tenha seções diferentes). Escreva tanto as coisas que você descobre ser de interesse quanto as coisas que você gostaria de saber mais a respeito.
  4. Olhe a Natureza. Bruxaria e outros caminhos pagãos são chamado de religiões baseadas na Terra ou na Natureza. O que a Natureza diz a você? Traga para casa pedras, bastões, folhas ou outras coisas que chamem sua atenção. Agora pergunte-se por que você trouxe aquilo para casa? Escreva a resposta.
  5. Organize-se. A concentração é uma habilidade importante em mágica. Discipline a si mesmo a escrever regularmente seu diário e escrever as coisas irão ajudá-lo a desenvolver sua concentração.
  6. Aprenda a fazer perguntas específicas a outras bruxas e pagãos quando precisar de ajuda. E pergunte-se algumas coisas, também. "O que eu penso que bruxaria é? O que acho aqui que tem significado para mim?" 
  7. Fale a verdade. Será que as Bruxas experientes podem dizer se alguém está cheio de si? Podem, e fazem isso rapidamente, também! Seja honesto sobre o que você sabe e o que não sabe. 
  8. Gaste algum tempo sozinho pensando cuidadosamente sobre como você sente e o que você quer para si mesmo. Algumas pessoas somente pensam que a Bruxaria lhes permitirá mudar outras pessoas e circunstâncias. Mas será você que mudará enquanto explora este Caminho. Você realmente quer mudar?   

O QUE NÃO FAZER:
  1. Não vá muito rapidamente. Você ainda não assumiu nenhum compromisso. Ainda está fazendo pesquisa em um assunto que lhe interessa em um nível pessoal. Saltar para uma situação de grupo neste ponto poderá atrapalhar mais do que ajudar. Você precisa descobrir para onde você está indo antes de entrar numa qualquer.
  2. Não sinta-se desencorajado. Às vezes é muito difícil ir sozinho. Mas a Arte é feita de indivíduos que trazem alguma coisa de valor para o Caminho - assim como recebe os benefícios por isso. Muitos tem atitudes de "avôs", você sabe, "Quando eu estava com a sua idade, eu tinha que andar cinco quilômetros para ir à escola todo dia, na neve, sem botas, carregando minha irmã menor, e com um monte de lenha..."
  3. Bem, de certa forma isto é verdade. ERA muito difícil ser um Bruxo somente há algumas décadas atrás. Então perdoe se eles não estão prontos a entregar o "ouro" em uma bandeja de prata... você pode ter que andar um quilômetro ou dois por você mesmo... na neve... sem botas... 
  1. Não pergunte sobre ingressar em um coven por enquanto. Um coven é um grupo bastante unido que trabalha junto. É um processo difícil criar uma unidade mágica efetiva. Muitos covens não procuram ativamente por novos membros, assim como, quando uma pessoa nova entra no grupo, demora até a unidade reajustar-se. Existem alguns covens cibernéticos que aceitam prontamente novos membros. Se você olhar isto como "Exercício de treino", você pode aprender algumas poucas coisas. Pergunte pela Internet.
  2. Não sinta-se temeroso por não fazer parte de um grupo. Muitos, muitos bruxos descobrem depois de muitas tentativas e erros que eles realmente preferem trabalhar sozinhos. Tradicionalmente uma bruxa era uma solitária... e muitos ainda são por opção. Freqüentemente bruxos solitários reúnem-se para conversar e trocar informações e então voltam felizes a suas práticas solitárias. Você pode fazer um pouco disso também.

AINDA INTERESSADO?
ENTÃO VOCÊ PROVAVELMENTE VAI QUERER IR MAIS ALÉM NA PARTE DOIS: FASE EXPLORATÓRIA
Você leu livros, tomou toneladas de notas, escreveu com fé no seu Livro das Sombras ou diário. Você pesquisou na Internet e pode até ter perguntado a alguns pagãos algumas questões que estavam incomodando-lhe. E agora?
Aqui é onde você começa a praticar um pouco de discrição. Assim que você começa a separar as coisas que você decidiu que não são para você, e abraça aquilo que sente como correto, você também toma decisões sobre qual o tipo de grupo com o qual você pode sentir-se confortável. E muitos iniciantes sentem, neste ponto, que querem encontrar um grupo.
Abrir o círculo com o Athame, incenso e velas tem apelo para você? Ou poderia simplesmente sentar em silêncio e deixar seu coração falar?
Você é mais introvertido que extrovertido? Sonha em liderar um grande ritual público, já sente-se confortável falando para grandes grupos de pessoas? Ou você prefere a companhia de alguns amigos íntimos e chegados? 
Você quer considerar com cuidado antes de tomar uma decisão? Ou é espontâneo e sempre atira-se para subir montanhas e patinar?
Perguntar a si mesmo estas e outras questões similares irão ajudá-lo a tomar decisões. Quais são as razões para ser parte de um coven ou grupo - e que tipo de grupo poderia ser? 
Você pode começar também com as técnicas de visualização. Comece a ver-se em contos de heróis e heroínas místicos. Você pode visualizar-se realmente realizando rituais e círculos que leu a respeito. Imagine como seria ser membro de um coven, rindo enquanto todos vocês pulam a fogueira. Como estas imagens e cenários fazem você sentir-se? Seja honesto. Ninguém está tomando conta de nada neste ponto.
Mais importante, o quão confortável você sente-se com o Caminho que está pesquisando? Encaixa-se com a sua forma de pensar? Não o que você gostaria de ser... nem o que você gostaria que os outros pensassem de você... mas aquilo que você é agora. Pense muito sobre isso. Irá poupar muita desilusão no futuro.
Você pode começar colecionando uma ou outra ferramenta, ou pensando sobre montar um altar. Comece comprando muitas e muitas velas e incensos. Procure em lojas de ervas e em catálogos por itens mágicos. Você poderá até comprar algumas coisas. Você estará começando a tomar algumas decisões sobre o que sente por dentro. Estará explorando novas possibilidades...

FASE EXPLORATÓRIA

O QUE FAZER ?
  1. Continue a ler, estudar e tomar notas em seu diário ou Livro das Sombras. Por que você escolheu este athame? Por que preferiu sândalo ao invés de jasmim? Você deve esconder seu altar quando a vovó vier visitá-lo?  
  2. Comece a pensar qual Caminho tem apelo para você... Céltico? Egípcio? Druida? Não consegue decidir? Talvez você seja um tipo eclético?
  3. Entenda que você mudará assim que começar a falar e interagir com outros Pagãos. É nosso hobby. E faz você pensar sobre aquilo que disse acreditar. Dirá muito sobre seu comprometimento com o Caminho que escolher para si mesmo.
  4. Mantenha seu senso de humor. Isto coloca as coisas em perspectiva. Você se verá rindo o resto da vida quando olhar para os seus dias de principiante, nós todos fazemos isso. Estamos ainda aprendendo quando começamos e ainda não estamos muito bons em nossas primeiras tentativas (estou rindo agora mesmo pensando na primeira vez em que abri um círculo!). Mas nós aprendemos e você também aprenderá. E desde que estamos todos aprendendo a cada dia, você nunca deverá fugir das coisas das quais deve rir a respeito.
  5. Fale pouco e ouça muito. Observe as salas de chats da Internet, em um círculo cibernético. Procure onde mora por círculos abertos ao público ou lojas esotéricas. Mantenha seus olhos e ouvidos abertos... oportunidades para aprender estão em todo lugar.
  6. Continue fazendo perguntas específicas. É mais fácil agora que você tem algumas informações reais no seu bolso, não é? Ao contrário do "eu não sei de nada sobre isso" você pode perguntar: "Bem, e sobre isto?" Ao menos as respostas estão tendo algum sentido!.
  7. Comece a pensar sobre Deuses e estruturas ritualísticas. Qual dos Velhos Deuses chama sua atenção? Que tipo de relacionamento você poderia ter com um Deus de  sua escolha - ou aqueles que escolheram você? Quais são os símbolos associados a esses Deuses? Aprenda suas histórias.

O QUE NÃO FAZER
  1. Não vá alem de si mesmo. Todas as lições valorosas levam tempo para integrar-se ao seu espírito. A mente normalmente é a última a saber. Isto é porque o subconsciente está aprendendo durante sonhos e visões e símbolos enquanto a mente consciente ainda está brigando com as palavras. Continue a gastar tempo sozinho permitindo que todos os seus novos sentimentos e pensamentos tornem-se claros. Dê uma volta e aprecie a vida!
  2. Não ponha todos os seus ovos espirituais em uma só cesta. Ainda que você tenha um autor favorito, continue a ler outros pontos de vista. Ainda que você tenha respeito por um pagão ou bruxa, continue a ouvir outras vozes. Leia sobre a última "Teoria da Conspiração". Pode ser ridículo, mas treina a mente a procurar por alternativas. (Entretanto, saiba que se você for raptado por aliens, não foi através da gente que eles souberam sobre você!)
  3. Não diga tudo que você sabe e não finja saber algo que não conhece. Honestidade completa pode ser difícil com outras pessoas, mas é essencial ser honesto com você mesmo. Mentiras gastam energia.
  4. Não sinta-se frustrado por ainda não ter achado ou entrado em contato com um Coven. Isto vem depois... assim que você souber o que você quer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.