Siga por e-mail

Seguidores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Shri Annapurna




Os Sahaja Yogis costumam entoar o mantra a Shri Annapurna levando as vibrações divinas (Chaitanya) através de suas mãos ao alimento a ser servido.
Abaixo a história de Shri Annapurna, como é contada pelos hindus.

A Deusa Annapurna é a deusa hindu da comida e nutrição e é considerada como Aquela que sustenta a prosperidade.Em sânscrito a palavra Anna significa comida e grãos e Purna significa cheia ou completa. Acredita-se que ao venerarmos essa deusa, nunca teremos falta de alimento em qualquer época da vida. Ela é retratada com uma vasilha adornada com jóias contendo comida em uma das mãos e uma colher na outra para distribuí-la para seus devotos.

É a deusa hindu da nutrição e da agricultura. Ela é uma das formas ou aspectos de Shri Parvati, a consorte de Shri Shiva. A deusa  é dotada da habilidade de fornecer alimentos para uma quantidade ilimitada de pessoas e está relacionada à fertilidade, nutrição, abundância, agricultura, e prosperidade.

Os hindus contam que o Senhor Shiva havia perdido o tridente, a serpente e sua tigela de esmolas (tigelinha que os ascetas costumam levar para pedir alimento) para a deusa Parvati em um jogo de dados.  Humilhado por sua perda, Ele vagou pelas florestas até que o Senhor Vishnu apareceu para consolá-lO e O aconselhou a jogar novamente com a Sua esposa para ganhar de volta tudo o que havia perdido.  O Senhor Shiva voltou, jogou mais uma vez e reconquistou os seus pertences.


Shri Parvati ficou desconfiada da súbita vitória e proclamou que Shri Shiva A tinha enganado neste jogo.  Travou-se uma discussão filosófica e Shri Shiva declarou que o mundo é uma ilusão e que a comida é uma parte dessa ilusão chamada maya.  
Ela que também é adorada como a manifestação de todas as coisas materiais, incluindo alimentação, ficou com raiva e declarou que, se os alimentos são ilusões, Ela também é uma ilusão. Para demonstrar a importância da manifestação de tudo que é material, Ela desapareceu do mundo, tornando a Terra árida e estéril.  Não havia comida em nenhum lugar e todos os seres padeceram de fome. A esta altura o Senhor Shiva percebeu que Ele fica incompleto sem Sua consorte e que a comida não pode ser uma ilusão, pois todos nesta Terra, incluindo demônios e deuses, necessitam dela.
 
Vendo os seus filhos famintos, Shri Parvati, cheia de compaixão, reapareceu em Kashi (Varanasi) e trouxe os alimentos de volta ao mundo.  Ao saber do Seu retorno, Shri Shiva correu para Ela e apresentou Sua tigela, dizendo: "Agora eu percebo que o mundo material, como o espírito, não pode ser descartado como uma ilusão."  Shri Parvati sorriu e alimentou Shri Shiva com suas próprias mãos.
O Senhor Shiva reconheceu que a comida não era uma mera ilusão, mas uma forma vital que nutre o corpo de todos, para que Atma (alma) possa existir nele.  Desde então, Shri Parvati é adorada como Annapurna Devi – a Deusa da alimentação.

Shri Annapurna é a deusa da cidade de Kashi, que também é conhecida como a Cidade das Luzes (Varanasi), junto com Seu marido Shri Shiva.

No templo, ao meio-dia, são oferecidos alimentos para a Deusa. O outro templo famoso é o Annapoorneshwari , situado em Horanadu nos Gates Ocidentais de Karnataka , onde as orações da noite são realizadas após os devotos serem alimentados.

Shri Annapurna tem muitos nomes no hinduísmo.  Ela é descrita como:

  Aquela que é  completa e perfeita
  Aquela que nutre
  Aquela que é a força de Shri Shiva
  Aquela que concede o conhecimento
  Aquela que bane o medo
  Aquela que é o bem estar supremo
  Aquela que manifesta a verdade e a eficiência
  Aquela que está além de maya
  Aquela que é a causa da criação e da dissolução
  Aquela que é a Adi Shakti

Shri Annapurna é representada segurando uma concha dourada, adornada com vários tipos de jóias na mão direita e uma tigela de um alimento delicioso na mão esquerda.  Ela está sentada em um trono.  Em algumas descrições, Shri Shiva é mostrado de pé à sua direita com uma tigela, implorando por donativos.
Diz-se que Ela não come nada até que todos os seus devotos tenham sido alimentados em seu templo. 
Shri Annapurna é adorada no hinduismo através da recitação de seus nomes. O Sri Annapurna Ashtakam composto por Adi Shankaracharya é cantado por vários hindus devotos em todo o mundo como uma oração para a nutrição, a sabedoria, e a renúncia.  Antes de compartilhar qualquer alimento, os hindus
a veneram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.