Siga por e-mail

Seguidores

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Textos Sagrados da Índia - Visão Geral


Sábio Vyasa e Shri Ganesha

Vedas
Os Vedas são uma série de escritos religiosos, muito grande e diversificada, talvez a mais antiga que conhecemos. A data de composição não pode ser conhecida com certeza. Alguns falam de 3000 anos antes de Cristo, outros de 4000 ou mesmo 6000.

Upanishads
Os Upanishads são uma continuação da filosofia védica, e foram escritos entre 800 e 400 aC. Eles descrevem sobre como a alma (Atman) podem ser unida com a verdade última (Brahman), através da contemplação e da meditação, bem como a doutrina do Karma - os efeitos cumulativos das ações de uma pessoa.
   
Puranas

Os Puranas são textos pós-védicos, que normalmente contêm uma narrativa completa da história do Universo, da criação à destruição, genealogias dos reis, heróis e semideuses, e descrições de cosmologia Hindu e geografia. Há 17 ou 18 Puranas canônicos, divididos em três categorias, cada nome de uma divindade: Brahma, Vishnu e Shiva. Há também muitos outros trabalhos denominados Puranas, conhecido como 'Upapuranas'.

Nota:
O Devi Mahatmyam ou Devi Mahatmya  é um texto hindu que descreve a vitória da deusa Durga sobre o demônio Mahishasura.
Como parte do Markandeya Purana, é um dos Puranas ou escrituras hindus secundárias, e foi composta em sânscrito, em torno  400-500 CE, com autoria atribuída ao sábio (rishi)Markandeya. Obs.: CE = Common Era, mesmo que AD = Anno Domini ou DC(depois de Cristo)


Os Épicos
(O termo 'épicos' vêm de epopéia : Poema que tem por assunto ações ou acontecimentos grandiosos.)
Mahabharata e o Ramayana são épicos nacionais da Índia. Eles são provavelmente os maiores poemas em qualquer idioma. O Mahabharata, atribuído ao sábio Vyasa, foi escrito 540-300 aC ;o Mahabharata conta a lenda dos Bharatas, um grupo ariano védico. O Ramayana, atribuído ao poeta Valmiki, foi escrito durante o século I dC, embora seja baseado em tradições orais que datam de seis ou sete séculos antes. O Ramayana é uma comovente história de amor com temas morais e espirituais que tem um apelo profundo na Índia até hoje.

Além disso, um texto sagrado hindu-chave, o Bhagavad Gita, está inserido no Livro Seis do Mahabharata.

Bhagavad Gita
O Bhagavad Gita, geralmente considerado parte do sexto livro do Mahabharata (que data de cerca de 400 ou 300 aC), é  um diálogo filosófico entre o deus Krishna e o guerreiro Arjuna. Este é um dos mais populares e acessíveis de todas as escrituras hindus, leitura obrigatória para qualquer um interessado em espiritualidade. O Gita discute altruísmo, dever, devoção e meditação.

Vedantas : O Vedanta-sutra consiste em códigos que revelam o método de se compreender o conhecimento védico, e é a forma mais concisa de todo o conhecimento védico. Segundo o Vayu e o Skanda Puranas: " Um sutra é um código que, com um mínimo de palavras, expressa a essência de todo o conhecimento. Deve ter aplicação universal e contar com uma impecável apresentação linguística."

Yoga Sutras de Patanjali :  compilados por Patanjali provavelmente datam de 150 d.C.; formam uma grande obra contendo aforismos sobre a sua prática e da sua filosofia do yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.