Siga por e-mail

Seguidores

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dica de livros



Sinopse - As Deusas, as Bruxas e a Igreja - Maria Nazareth Alvim Barros

Por muitos milênios as deusas foram cultuadas como criadoras de vida e do mundo. A sexualidade feminina estava repleta de poderes mágicos e a mulher reinou soberana até o momento em que o homem descobriu o papel masculino na fecundação. Gradativamente, a mulher perdeu seus direitos, seu poder, seu lugar. Mas será que o fascínio que a mulher exerceu sobre o homem durante tanto tempo foi substituído pelo desprezo? As Deusas, as Bruxas e a Igreja mostra que, apesar da repulsa greco-romana e da judaico-cristã, a figura feminina jamais deixou de despertar admiração e medo e permaneceu no imaginário coletivo como a Grande mãe. A autora Mariah Narazeth Alvim de Barros parte do Paleolítico e percorre diversas manifestações culturais e religiosas, considerando as heresias como práticas alternativas ao pensamento ortodoxo machista. A inquisição, por exemplo, estudada neste livro como um movimento de extermínio feminino, completa o texto permitindo-nos afirmar que as bruxas satânicas, tão temidas e perseguidas pela igreja, eram imagens das antigas deusas pagãs e da religião da Mãe, que ameaçava a religião do Pai, a do Filho e por extensão, a estrutura da Igreja.







BRUXARIA E MAGIA NA EUROPA - Daniel Ogden, Georg Luck, Richard Gordon e Valerie Flint.

Grécia Antiga e Roma.

Madras - 2004 - 320pg.

Você sabe como a "demonização" política da magia no fim do Império Romano se compara à associação da Bruxaria com o diabo? Sabe por que a magia chamou a atenção dos imperadores e príncipes? Será que eles não estavam mais satisfeitos em governar apenas os corpos e o trabalho de seus súditos, querendo controlar também suas paixões e credos? É possível que a magia antiga tenha sido afetada pelas várias influências de uma multiplicidade de deuses e cultos pagãos? Os gregos realmente acreditavam em seus mitos?

Essas e muitas outras indagações serão respondidas em Bruxaria e Magia na Europa - Grécia Antiga e Roma, um livro que se vale de filosofia, direito e religião para fazer um percurso na história da Bruxaria, abordando desde a era heroica de Homero até o fim do império ocidental de Augustino e Teodósio.


Fonte: Alana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.