Siga por e-mail

Seguidores

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Ervas planetárias



As flores do relógio floral não correspondem ao horário terrestre já que este depende não só do ciclo de 24 horas, mas também do ciclo semanal. Como cada dia da semana corresponde a um planeta, supomos que exista um ciclo de sete dias. Sugerimos como resposta a isto o ciclo lunar de 28 dias, divididos pelos quatro elementos: fogo, terra, ar e água, que desempenham funções importantes na Astrologia. Para considerarmos agora as regras tradicionais relativas às ervas, de acordo com os sete planetas, devemos lembrar aos leitores que se acham familiarizados com Astrologia, que o Sol e a Lua, denominados "astros", também estão incluídos entre os sete planetas.



CLASSIFICAÇÃO PLANETÁRIA — Vejamos abaixo, resumidas em poucas palavras, as bases de classificação:

Saturno : Adstringente, concentrador.
Júpiter : Resplandecente, majestoso.
Marte : Colérica, espinhosa.
Sol : Nobre e harmonica.
Vênus : Bela e suave.
Mercúrio : Indeterminada.
Lua : Estranha, melancolica.

As folhas e o caule indicam o planeta que domina as plantas. Em todo vegetal, a raiz corresponde ao planeta Saturno; a semente e a casca, a Mercúrio; o lenho, o tronco forte, a Marte; as folhas, à Lua; as flores, a Vênus; o fruto, a Júpiter.

As plantas influenciadas por Saturno são pesadas, pegajosas, adstringentes, de sabor amargo, acre ou ácido e produzem frutos sem flor, re-produzem-se sem semente, são ásperas e negruscas; possuem oieiro penetrante, forma rara, sombra sinistra; São resinosas, narcóticas, crescem muito lentamente; consagram-se em cerimonias fúnebres e empregam-se em trabalhos de magia negra.



As plantas que recebem a influência de Júpiter têm um sabor doce, suave, sutil, fracamente acidulado; todos os vegetais desta classe dão fruto, embora alguns não mostrem a flor; muitos dão fruto abundante e de aspecto esplendoroso.

As plantas influenciadas por Marte são ácidas,amargas, acres e picantes e tornam-se venenosas por excesso de calor; são também espinhosas, provocam comichão ao tocá-las ou prejudicam a vista.

As plantas do Sol são aromáticas, de um sabor bastante acídulo; tornam-se admiráveis contravenenos; algumas delas permanecem sempre verdes; possuem a virtude da adivinhação e são aconselhadas contra os maus espíritos; movimentam-se em direção ao sol ou apresentam a figura dele em suas folhas, flores ou frutos.




As plantas influenciadas por Vênus são de sabor doce, agradáveis e untuosas; produzem flores, mas sem dar frutos, possuem sementes em abundância e são geralmente afrodisíacas; seu perfume é quase sempre suave. São empregadas nas práticas de magia sexual.

As plantas que estão sob a influência do planeta Mercúrio possuem um sabor misto; produzem flores e folhas, mas não frutos; as flores são pequenas e de cores variadas.


As plantas que sofrem a influência da Lua são insípidas, vivem perto da água ou dentro da água; são frias, leitosas, narcóticas, antiafrodisíacas; suas folhas costumam ser de grande tamanho. Empregam-se em despachos de bruxaria.

PlanetaConfiguraçãoCor das FloresOdorSabor dos Frutos
SaturnoGrande e tristeNegras/cinzentasDesagradávelÁcido (venenosos)
JúpiterGrande e frondosoBrancas/azuisInodoroLigeiramente ácidos
MartePequeno e espinhosoVemerlhasPicanteVenenosos
SolMédioAmarelasCheiro forteAgridoce
VênusPequeno e floridoCores VivasDelicadoAçucarado
MercúrioMédio e sinuosoVárias coresPenetranteSabores diversos
LuaCaprichosoBrancasSuaveInsípidos


Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.