Siga por e-mail

Seguidores

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Você sabia que cada um de nossos sentidos corresponde a um elemento?


Cada um dos quatro elementos é relacionado a um de nossos sentidos, além da nossa quintessência, ou seja cada uma dessas formas de movimento nos revelará as qualidades das plantas, vibrando cada um de nossos sentidos responsáveis pela parte analisada.

Terra - Tato
Água - Sabor
Fogo - Visão
Ar - Olfato
Akasha - Audição


Analisando por esse condicionamento temos a tabela abaixo:

XPerfume das FloresSabor dos FrutosCor das Flores/PlantasForma das Flores/PlantasVolume das Flores/Plantas
Plantas da TerraDesagradávelAzedoAzuladaDelgadaMuito Alto
Plantas da ÁguaNenhumÁcidoEsverdeadaTrepadeiraCaule pequeno, frutos grandes
Plantas do FogoPenetrantePicanteEncarnadaRetorcidaMédio
Plantas do ArSuaveAçucaradoAmarelaOnduladaPequeno

Este quadro abrange somente os tipos simples, que são pura e exclusivamente teóricos; na realidade, é preciso combinar uns com os outros, estes quatro elementos, para se obter o quadro número dois dos signos zodiacais, o qual poderá indicar-nos o caráter geral de uma planta.

xFogoTerraArÁgua
ÁguaFogoTouroGêmeosCâncer
TerraAriesArLibraEscorpião
ArLeãoVirgemTerraPeixes
FogoSagitárioCapricórnioAquárioÁgua

Agora, se desejamos conhecer, a priori, as qualidades de uma planta sob o signo de Aries, se nos fixarmos neste segundo quadro veremos que Áries é um fogo (coluna vertical) de terra (coluna horizontal); as qualidades desta planta serão, portanto, de acordo com o primeiro quadro, um perfume penetrante; um sabor picante; as flores serão vermelhas e a planta será de caule médio.





As plantas que se acham sob o signo de Áries são quentes e secas; o elemento FOGO predomina nelas; finalmente, sua forma oferece semelhanças mais ou menos longínquas com a cabeça e suas partes secundárias; têm flores amarelas, de sabor acre, as folhas e o caule são débeis, com duas pétalas.

As plantas sob o signo de Touro são frias e secas; nelas predomina o elemento TERRA; seu sabor será, portanto, acre e de cheiro suave; têm o caule muito comprido, elevam eflúvios aromáticos, esfriam facilmente, produzem frutos em abundância. Algumas delas têm a forma duma garganta; plantas cujas flores são andrógenas. 

As plantas sob o signo de Gêmeos são quentes e ligeiramente úmidas; seu elemento é o AR; plantas cujas flores são brancas ou muito pálidas; folha extraordinariamente verde, sabor doce, quase sempre leitosas; apresenta certa relação de forma com as costas, o braço, as mãos, os seios; folhas com sete pontas. 

As plantas sob o signo de Câncer são frias e úmidas; a ÁGUA predomina nelas; são insípidas, vivem em terreno pantanoso, produzem flores de cor branca ou cinza; suas folhas têm forma de pulmões, de fígado ou de baços; mostram manchas e cinco pétalas. 

As plantas sob o signo de Leão são quentes e secas; dominadas pelo elemento FOGO; dão flores vermelhas, de sabor muito acre, quase amargo; seu fruto tem a forma de estômago ou de coração; são crucíferas. 

As plantas sob o signo de Virgem são frias, secas e nelas predomina a TERRA; plantas trepadeiras, com tecidos duros, mas se rompem com facilidade; suas folhas e raízes se assemelham ao abdome ou aos intestinos. Suas flores costumam desabrochar com cinco pétalas. 

As plantas sob o signo de Libra são quentes, úmidas, aéreas e nelas predomina o AR suas flores são raras; seus caules, altos e flexíveis; seus frutos ou sua folha lembram a forma dos rins, do umbigo, da bexiga; seu sabor é doce; crescem de preferência nos terrenos pedregosos.

As plantas sob o signo de Escorpião são quentes, úmidas. Possuem amiúde um gosto insípido; às vezes são aquosas, leitosas, de cheiro fétido; têm a forma dos órgãos sexuais do homem.

As plantas sob o signo de Sagitário são quentes e secas; são dominadas pelo elemento FOGO; são amargas e sua forma se parece com determinadas partes da região anal. 

As plantas sob o signo deCapricórnio são frias e secas; nelas predomina o elemento TERRA; suas flores são esverdeadas; sua seiva é tóxica e coagula-se.

As plantas sob o signo de Aquário são ligeiramente quentes e úmidas; são dominadas pelo AR; costumam ser aromáticas; têm forma de pernas. 

As plantas sob o signo de Peixes são frias e úmidas; nelas predomina o elemento ÁGUA; quase não têm sabor; têm forma de dedos; crescem amiúde em lugares frescos e umbrosos, perto dos lagos e pântanos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.