Siga por e-mail

Seguidores

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A lei tríplice funciona para todo mundo?

Eis que esbarrei com mais uma texto interessante da B.Hipster que me deixou pensativa e gostaria de passar para vocês.

Tenho dúvidas sobre esse assunto, sinceramente...
Quantas foram às vezes que me vi questionando por que para alguns eu não via a lei tríplice agir... Já cheguei a dizer que a Lei tríplice só age com pessoas boazinhas e honestas, e que se vacilam uma vez, já era! Ás más, desonestas riem ás nossas custas... sempre saem ganhando... Talvez tenha sido em um momento de revolta. :D Mas à verdade é que sempre tive um ponto de interrogação nessa questão.



Ética


Reproduzindo o dito mais difundido, a Lei Tríplice diz que tudo que você fizer voltará multiplicado por três.
Wiccans acreditam nisso, a maioria dos pagãos e neopagãos não. Há quem acredite que a Lei Tríplice só funcione com wiccans, para mim, particularmente, ela não faz muito sentido. Acreditar ou não nela é decisão sua, mas acreditando ou não, basta não ser arrogante em suas crenças e tentar enfia-las garganta à baixo nos outros, como muitas vezes eu ouvi - "Você pode não acreditar na Lei Tríplice, mas ela funciona para todo mundo" - estranhamente parecido com uma frase igualmente arrogante: "Você pode não acreditar, mas Jeovah é o único Deus".

Procuro fugir ao máximo da visão maniqueísta. Bem e mal, certo e errado, são conceitos relativos, demasiadamente mutáveis. Gosto de acreditar que a humanidade caminha para finalmente alcançar um conceito comum, mas até lá...
Seja pela Lei Tríplice, pela Pesagem do Coração, por sua próxima encarnação ou sua vida no mundo espiritual, sempre há um interesse egoísta envolvendo suas decisões. Meu conselho é que você deve fazer o certo por ser o certo e não para chegar ao paraíso, ou receber o bem que você fez três vezes mais, nem mesmo para uma próxima encarnação confortável. Não fazer o mal, simplesmente por ser errado e não por medo de uma punição eterna, ou um acero de contas, ou por ter que se justificar para algum deus depois.

Claro, falar é mais fácil que fazer. Como eu já disse, os conceitos de bem e mal, certo e errado são relativos. Mas vamos tentar explorar juntos alguns pontos válidos que um suposto "código de ética".


PRINCÍPIOS DE SÓLON:
01: Confie mais em um bom caráter do que em promessas.
02: Não fale falsamente.
03: Faça coisas boas.
04: Não seja precipitado em fazer amigos, mas não os abandone uma vez feitos.
05: Aprenda a obedecer antes de comandar.
06: Quando der conselho, não recomende o que é mais agradável e sim o que é mais útil.
O Julgamento -
Tarô Universal de Waite

07: Faça da razão o seu comandante supremo.
08: Não se associe com pessoas que fazem coisas ruins.
09: Honre os Deuses.
10: Tenha consideração por seus antepassados.

MÁXIMAS DÉLFICAS PRINCIPAIS
:
Conhece a ti mesmo.
Nada em excesso.
Ajude os amigos.
Controle sua raiva.
Afaste-se de atos injustos.
Reconheça coisas sagradas.
Continue aprendendo.
Louve a virtude.
Evite os inimigos.
Cultive os parentes.
Compadece-te dos suplicantes.
Efetue o seu limite.
Quando errar, se arrependa.
Considere o tempo.
Cultue o divino.
Aceite a velhice.

Principios de Solon e Máximas Délficas tiradas do site RHB




Vejo uma preocupação exagerada dos bruxos contemporâneos em relação à opinião publica. Sim, é importante desmentir a maneira deturpada como os bruxos foram pintados, mas por favor! Não falhem com si mesmos e a Arte. Como eu disse acima, faça o certo por ser certo e não pra te verem como a "bruxa boa" de Oz.

Foda-se a opinião publica. A bruxaria é, foi e sempre deve ser marginal.

A vida não é harmoniosa! A natureza tem o doce e o amargo. Todos os dias as criaturas lutam por sua sobrevivência, você mesmo vive sacrificando vidas, lembre-se disso enquanto almoça, pense na vida vegetal e animal que lhe foi sacrificada. A vida é cheia de conflitos, mesmo entre os Deuses. Os conflitos nos fazem mais forte, com eles podemos aprender melhor sobre nós mesmo. "Não prejudique ninguém", "ame seus inimigos", são belas ideologias cristãs que nem mesmo os cristãos cumprem. Amigos são amados e ajudados - inimigos são combatidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.