Siga por e-mail

Seguidores

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Qual a tua verdade?

“Eu não preciso de você nem pra andar e nem pra ser feliz, mas como seria bom andar e ser feliz ao seu lado.” (Tati Bernardi)



Por mais que você opte pelo caminho solitário, se permita conhecer outras pessoas da Arte, conversar e trocar conhecimentos faz bem para a cabeça, coração e alma. Porém precisamos ser cautelosos quanto a isto. Mas adiante você entenderá o porque.

Antes deixo uma dica que tem me ajudado bastante:

Quando você não concordar com outras pessoas, saiba falar, seja prudente. Nunca esconda um sentimento, a verdade é sempre bem vinda, porém existem Ns maneiras de se falar algo. Procure resolver as coisas da melhor maneira possível, sem atritos. Amigos, ou irmãos de Arte não precisam concordar em tudo. Entenda que cada caminho é único, pessoal.. e devemos sim, respeitar uma opinião contrária à nossa.

Quando estiver errado tenha HUMILDADE, peça perdão, fale que sente muito pelo ocorrido. E quando não estiver errado tenha HUMILDADE para saber corrigir sem parecer prepotente Perceba que nunca em tempo algum é capaz de mudar um pensamento de alguém que está fechado para o aprendizado, para outras verdades que não a sua, para quem segue na dúvida, ou bate de frente com a tua verdade. Ela é só tua. E você realmente não tem que enfiá-la goela abaixo na garganta de quem debocha ou não compreende. Precisamos aceitar e entender outros caminhos... quando isso acontecer, calas-te, e deixe que o outro decida por qual caminho seguir em qual verdade acreditar.  Só a vida, só o tempo o mostrará ou não o que ele deveria saber, da melhor ou da pior maneira, não está em suas mãos.




*No livro que terminei esta semana: Comer, rezar e amar. Tem uma frase de Ketut que gostaria de citar aqui. Ele diz:
" Quando alguém questionar sobre o seu Deus, não discuta.Essa é a única maneira de não de criar uma guerra por religião."

E é verdade! Se nós parássemos um pouco para refletirmos, colocássemos uma pedra em nossa arrogância, prepotência e imaturidade, talvez percebêssemos que Deus, Deusa, Deuses, Santos.. . tudo e todos se resumem em amor, paz e equilíbrio. Tudo é energia. É pura ignorância nossa estarmos impondo quanto a isto, verdades absolutas. 
Eu por exemplo não creio no Deus católico. Isso não me dá o direito de afirmar que o cristão que fala com ele todas as noites esteja fantasiando ou mentindo. Essa é a sua verdade pessoal e eu tenho que respeitá-la. O fato de eu não crer, não me dá o direito de fazê-lo não crer também.  
Por isso acrescento que a Verdade Interpretada Sob Certas Influencias da ordem Dogmática, podem dar origem a uma Interpretação Sem Absolutismo.

Acredito sinceramente que em outras palavras isto tem um nome:
Proselitismo religioso
Segundo as religiões proselitistas, se você não estiver dentro dela, e não acreditar no Deus dela, você está com sua alma perdida e pagará no fogo do "inferno" eternamente. 

As religiões não proselitistas entendem que nada disso é verdadeiro e que a salvação para estar num estado espiritual melhor após a morte, depende de cada um e não de um salvador. 


A Wicca é uma religião NÃO proselitista, por isso não cabe a nós julgar e muito menos converter.
Não salvamos ninguém, não acreditamos que alguém o faça a não ser  a nós mesmos.






É por isso que para seu caminho religioso, é tão importante você saber escolher. Saber com quem desabafar e conversar, após decidir pelo que te faz bem... siga! E isto é tudo. Construa seu universo, faça o melhor, promova o bem, mas não deixe que o outro decida por você. Você só  tem que não perder seu tempo com discussões e perceber, entender e aceitar de uma vez por todas o porque disto não te levar a lugar algum,  afinal quem tiver conhecimentos diferentes dos seus certamente acreditará em outras coisas e terá outros argumentos para defender seus respectivos pontos de vista.

Infelizmente ou felizmente é assim que funciona. 


Até mesmo dentro da sua própria religião. Acredite, divergências vão haver. O negócio é ter jogo de cintura se não quiser sair por ai criando uma batalhão de inimigos. Lembre-se: O que funciona para você pode simplesmente não funcionar para o outro.
E sim é difícil para mim ter que admitir que dentro da nossa religião wicca existam tantas pessoas medonhas e que sintam tanto prazer em impor verdades absolutas, pouco carismáticas e o pior, sem um pingo de paciência com aqueles que estão se iniciando hoje no caminho da Deusa.
É complicado.
Volto a dizer: Escolha seus amigos de Arte da forma correta, é muito bom fazer amigos, porém nem todos estão disposto a ajudar. É a melhor maneira e caminho para nãos e frustar.

Os Deuses e guardiões se encarregarão de te mostrar e auxiliar nessas escolhas.


E que possamos ser todos abençoados no caminho que decidirmos seguir.

Blessed Be

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.