Siga por e-mail

Seguidores

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sacrifícios de Sangue na Arte






É amplamente conhecido e aceito que não existem sacrifícios de sangue na WICCA, uma religião que celebra a vida em todos os seus aspectos. A própria Deusa diz :

“Não exijo qualquer tipo de sacrifício, pois saiba, eu sou a Mãe de todas as coisas e meu amor é derramado sobre a Terra” 

Algumas pessoas, no entanto, têm afirmado que os sacrifícios rituais de sangue fazem parte dos rituais secretos da Arte e isso leva muitos novatos, que estão dando os primeiros passos nesses caminhos, acreditarem que tais afirmações são verdadeiras. Para percebermos porque o sacrifício de sangue é incompatível com a Wicca e com todas as religiões praticadas no contexto urbano, precisamos refletir profundamente sobre o significado de tais cerimônias.

Os sacrifícios rituais estão ligados a diversos fatores que vão muito além do poder do sangue e que perderam totalmente o sentido para o homem moderno. Exatamente por isso sacrifícios de sangue são inapropriados não só para a Wicca, mas à todas as religiões praticadas nos grandes centros urbanos. Nas sociedades antigas os sacrifícios de sangue estavam ligados aos ritos propiciatórios para caça, a subsistência de uma tribo com alimentação escassa e aos valores culturais que são inexistentes e ausentes nas grandes cidades urbanas modernas.Sacrifícios de animais podem fazer sentido para uma tribo isolada na África ou Amazônia onde o homem depende da caça para sobreviver, mas não faz qualquer sentido para o homem urbano praticante de uma religião Pagã, que vive longe da natureza intocada e não caça diariamente aquilo que come. Existem diversas outras formas de agradecimento pela abundância proporcionada pelos Deuses muito mais apropriadas para a realidade de vida do homem moderno do que os sacrifícios de sangue, que não simboliza nada para nós que compramos nosso alimento todos os dias embalado no supermercado. Existem muitas outras maneiras de sacrifício ritual muito mais simbólica para o homem moderno do que o sacrifício animal.Sacrificar animais simplesmente para tentar reproduzir um fundamento e modo devida espiritual antigo é um erro e ao meu ver algo completamente irracional e sem sentido na atualidade. Os sacrifícios existiam nas religiões Pagãs da antiguidade não somente por causa do poder do sangue como fonte de energia mágica - isso era apenas um detalhe entre vários pois ervas, pedras e os elementos da natureza também carregam em si poder e energia - , mas estavam diretamente ligados aos fatores que estão ausentes no modo de vida do homem contemporâneo.

Os sacrifícios estavam ligados aos ritos de caça, agradecimento ao espírito do animal, bênçãos dos caçadores que tinham arriscado sua própria vida para nutrir toda uma tribo, quando a vida era completamente selvagem e o ato de caçar representava a vida ou a morte.Animais morriam com honra, eram caçados com respeito e livremente nas florestas selvagens. Essa realidade sequer pode ser reproduzida pelo homem moderno que desejar reviver e reconstruir as religiões em sua forma purista, que seguramente comprará seus animais nascidos em cativeiro, sem qualquer dignidade para serem sacrificados ritualmente. Mesmo que animais sejam caçados na natureza para o sacrifício ritual, possuímos armas muito mais poderosas do que a dos povos primitivos que tornam a caça uma presa indefesa e, além disso, estaremos correndo o risco de contribuir ainda mais para a extinção de inúmeras espécies. Assim, não faremos nosso papel como verdadeiros Pagãos preservadores da natureza.O homem antigo sacrificava animais aos seus Deuses, mas também comia sua carne, usava sua pele para se proteger do frio, seus dentes para fazer adornos,sua banha para produzir óleo, honrava o espírito do animal que doava sua vida para nutrir outras vidas, respeitava profundamente a vida como um todo, vivia num meio ambiente equilibrado, algo completamente distinto do contexto atual em que vivemos. Animal e homem lutavam de igual para igual e não covardemente.Aquele que perdia morria. Qual homem fará isso hoje em dia para sacrificar animais aos seus Deuses?

Assim sendo, o sacrifício animal em qualquer religião antiga reproduzida dentro das grandes cidades metropolitanas é completamente infundado, sem sentido, uma ato completamente mecânico, sádico e cruel que apenas provoca alterações psicológicas no homem e torna os rituais aparentemente mais poderosos por causa do temor que a modernidade nutre pela morte, pelo sangue, por ter se afastado dos ciclos naturais da vida, por ser fruto de valores trazidos por uma religião (a cristã) que preza mais a morte que a vida.Se o sangue traz poder aos rituais, por que não usar conscientemente e cuidadosamente o seu próprio sangue ritualmente, que depende única e exclusivamente do seu próprio consentimento para ser derramado e não de um animal que nasce para morrer sem qualquer dignidade, sem o direito de lutar pela sua vida como os antigos animais faziam nas caças primitivas numa luta justa,digna, sagrada?

Fica bem claro que sacrificar animais ritualmente não faz parte das práticas da Wicca moderna. Se alguém realiza tal coisa, isso se deve a uma postura e pensamento pessoal e não por ser uma coisa que faz parte de leis internas da Arte, rituais secretos ou que devem ser seguidas por todos.Cada um é livre para fazer o que quiser já que responde por si magicamente e individualmente. O problema com tais alegações não é pelo fato das pessoas fazerem sacrifícios em seus rituais, o que por si só já seria um absurdo. O grande problema é as pessoas fazerem alegações que são frutos de uma visão pessoal e distorcida, afirmando que isso faz parte da Arte como um todo e que ninguém sabe porque é um segredo iniciático, ao passo que incentivam inadvertidamente outros a embarcarem nessa "viagem" abominável.

(Claudiney Prieto)

NOTA: Nós, bruxas verdes usamos nosso próprio sangue para selar feitiços, em agradecimentos ou sacrifícios aos Deuses. Somos totalmente contra a qualquer espécie de sacrifício animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.