Siga por e-mail

Seguidores

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Importante para quem quer seguir a Bruxaria Verde.



Ontem me encaminharam um e.mail me fazendo a seguinte pergunta: " O que difere a Bruxaria Verde da Wicca?"

Para alguns autores como a própria Ann Moura (AOUMIEL) A Bruxaria Verde é uma tradição da Wicca, tanto que o nome do livro se chama: WICCA - A Grande Arte da Bruxaria Verde.
Outro exemplo seria o Christopher Penczak Author & Teacher,(*ex. aluno da Laurie Cabot*) que em seu livro O Templo Interior da Bruxaria, descreve a Bruxaria Verde como uma das tradições da Wicca, mas que porém é vista de forma mais ampla, as vezes usada como sinônimo de bruxaria Celta, bruxaria de cozinha, tradição de fadas (não se tratando aqui da mesma tradição das fadas da wicca) ou ainda, magia natural. Mas ainda assim WICCA.

Porém outros autores não citam a Bruxaria Verde como tradição da Wicca, ou se citam a coloca como solitária, outros como natural e apenas não usam a palavra VERDE.






Mas a Bruxaria Verde seria uma tradição da Wicca?

Vejamos

Eu fui iniciada em 1994 por "Inanna" - Ana Quitéria, pelo círculo Senhoras das Florestas Verdes. (Guardo comigo com muito carinho a foto da minha mentora, falecida em 2002, da qual tenho muito apreço e consideração, pois ela acima de tudo era a nossa Mãe. "Naná" - assim conhecida por todas as mulheres que pertenciam ao círculo.) Não chamávamos naquela época de coven e não eram aceito homens (os círculos são um costume que antecedem em milhares de anos os Cerimonialismos Medievais) Porém foi graças a wicca moderna que esses símbolos antigos não perderam o significado.

Não conheci em minha iniciação, a Bruxaria Verde como Wicca, e sim como uma segmento único, porém sempre vi relação entre as duas. Sendo que a Bruxaria Verde, mais ambientada e a Wicca mais Glamourosa (no meu ponto de vista).
Crenças e dogmas tem a mesma finalidade, enquanto uma diz: "Se mal nenhum causar, faça o que desejar."A outra diz: "Nunca use o poder contra quem tem o poder" "Não prejudicais aos filhos da Deusa". Ou seja as duas tem respeito absoluto à Vida.





Após o passar dos anos, decidi seguir a Verde como uma Tradição Wiccaniana, SIM! Porém, como toda tradição com seu conjunto de costumes que são transmitidos de geração em geração com o objetivo de serem preservados. É isso que as diferem.

A Wicca é uma Religião que possui diversas Tradições. Cada Tradição tem sua própria estrutura, rituais, liturgias, mitos próprios que são passados de praticante para praticante. Mas todas elas seguem o mesmo princípio filosófico:

- A celebração da Deusa e do Deus através de rituais sazonais ligados à Lua e ao Sol, os Sabbats e Esbats.
- O respeito à Terra, que é encarada como uma manifestação da própria Deusa.

Assim se faz a Bruxaria Verde.





Porém, não perderei mais meu tempo comparando autores ou comprando briga com pessoas que NÃO a reconhece como uma tradição wiccaniana. Você a reconhece? Siga! Não a reconhece? Siga se assim desejar!
Se você escolheu neste momento da sua vida seguir o caminho verde, pense o seguinte:

O Verde pertence a Senhora e ao Senhor da Bruxaria (aos Deuses) e isso já te deveria bastar. Vamos seguir aquilo que faz o nosso coração vibrar e assim sermos felizes através das nossas escolhas.
Sem mais.

Blessed Be.


Ps: Estamos formando uma segunda turma em dezembro em Bruxaria verde, interessados encaminhar e.mail para alanaalencar2@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.